Muitas das pessoas que me seguem no Instagram vieram me perguntar como faço para editar as minhas fotos para deixa-las com um aspecto tão “vivo” e profissional. Nunca me recusei em falar o aplicativo que uso mas também nunca dei grandes detalhes a respeito do assunto, portanto fiz este post para ajudar vocês a dar aquele “algo a mais” na foto.
Uso na maioria das vezes a GoPro e algumas vezes a profissional Nikon D300s e meu iPhone. A resolução e qualidade da profissional é bem maior, mas a GoPro sem dúvidas me oferece maiores possibilidades na edição. Além da lente grande-angular e da facilidade para levar para qualquer lugar, uma grande vantagem da GoPro é como a imagem sai “cru”… E por que isso seria uma vantagem? Pelo fato de que você consegue deixá-la com a sua cara; com as características que deseja! As minhas fotos da Nikon já vem prontas, uma pós-edição, se necessária, é extremamente sutil. A GoPro me da possibilidades de brincar na pós-edição e deixá-las bem parecidas com o momento real da foto.. O celular fica no meio termo, e uma edição é sempre bem vinda.
Listei os passos que acho fundamentais para conseguir um bom resultado:
O primeiro passo para uma boa foto começa obviamente na hora do click. Não adianta você saber editar super bem mas pecar na hora de tirar a foto… Portanto verifique a luz, o modo da câmera, a estabilidade de sua mãos e até o “protune” na caso da GoPro. Se tiver com o celular preste bastante atenção na estabilidade das suas mãos, no final faz diferença!
Esses detalhes ficarão para outro post!
Algumas fotos até chego a usar o photoshop, mas na grande maioria das vezes você consegue atingir o mesmo resultado de maneira mais rápida no celular.. Além de estar com as fotos literalmente nas mãos para postar! O aplicativo que mais gosto de usar é o Camera+ e as vezes também uso o SnapSeed (iOS + Android). O que gosto do Camera+ é a possibilidade de deixar as fotos organizadas lá (já que ele possui seu próprio álbum e é possível sincronizar na nuvem), oferecendo facilidade de deixar suas melhores fotos já separadas.
Minha melhor dica é: pegue leve! muita edição faz sua foto acabar ficando “exagerada” e “fake”. Portanto na edição tente dar apenas leve toques, com o intuito de deixar a foto parecendo mais com o momento real. O grande objetivo da edição é deixar a foto com as cores que você estava vendo no dia!
O primeiro passo para a edição das minha fotos começa no “The Lab” do Camera+. Lá consigo definir de maneira bem simples o quanto quero de cada configuração como contraste, temperatura, exposição e etc..
As definições que mais presto atenção são:
Intensity – defino a intensidade que quero que as cores fiquem. Só esse efeito sozinho já faz uma grande diferença. Geralmente não passo dos 20% no intensity e não passo dos 10% no vibrancy – que vai ajudar na força das cores. .
Sharpen – Só irei usar se a câmera estivesse um pouco embaçada no momento em que tirei a foto. Se a imagem não estiver embaçada não se preocupe com essa configuração.
Saturation – Não uso muito, acho que o “Vibrancy” na primeira configuração já da uma coloração muito boa, o saturation acaba “exagerando” um pouco na coloração.. As vezes uso o saturation pra diminuir um pouco a força das cores para não ficar exagerado.
Exposure – Sempre uso! Pelo menos na GoPro as fotos vem bastante escuras e aumentado a exposição da luz você com certeza terá um bom resultado. Não precisa aumentar muito, tente usar junto com um pouco de “brightness”.
Contraste– Quando quero dar uma coloração maior na foto, acabo preferindo usar o contraste em vez de saturação. Não que esta seja seu objetivo, mas é bastante útil.. Se aumentar o contraste é bom aumentar um pouco mais da exposição.
Highlights & Shadows – É interessante mexer um pouco para aumentar ou diminuir o detalhe nas partes mais escuras e claras. Não precisa mexer muito! É só um toque.
Depois dessas configurações as vezes você acha que ainda falta um algo a mais… Quando isso acontece eu vou pro “efeitos”, ainda dentro do Camera+.
O que eu mais gosto, e que tenho certeza que é o que faz mais sucesso é o HDR. Mas tome cuidado… Ai é onde as pessoas acabam deixando suas fotos completamente “fake”. O HDR pode ser muito util e fazer uma grande diferença na foto, mas não precisa abusar dele. Ao selecionar o HDR você vai ter um botão embaixo na direita escrito “Advanced” para regular a força do efeito; o máximo que vou deixar ele é em 30% em casos extremos, maioria das vezes vou ficar entre 10 e 20%, só para aumentar um pouco a força das cores. Depois pode ir brincando nos efeitos e adicionando mais efeitos junto com o HDR no “add filter”, mas só se lembre de não exagerar!!!
Quando acabar é só apertar Done! E se quiser fazer que nem eu e deixar o foto no álbum do Camera+ e também do celular, é só ficar pressionando o botão de salvar até aparecer mais opções; ai selecione “Save and Keep”.
Boas fotos e boa edição!! Me marque nas suas fotos editadas no Instagram com #rafahansen.