Quando começamos a orçar uma viagem sempre esbarramos no primeiro desafio que é o de comprar a passagem. E por se tratar muitas vezes de uma das partes mais caras da viagem, saber comprar seu espaço no avião é muito importante. Por muito tempo ficamos (acredito que muito de vocês ainda estejam) reféns de agências de viagens e sites que oferecem preços atrativos mas taxas altas. Para achar a maneira mais econômica de comprar passagem precisávamos ligar para uma agencia de viagem, fazer uma cotação e depois comparar com os preços de cada companhia aérea. Isso levava tempo e dava pouquíssima flexibilidade na hora de escolher e comparar as datas. Para cotarmos diferentes datas tinhamos que cotar a passagem com diferentes datas de ida depois diferentes datas de volta para assim conseguir achar a melhor cotação. Esse tempo perdido fazia com que você tivesse menos tempo para fazer o que mais interessa, a programação de quando você já estiver no destino!
Felizmente uma das maiores empresas de tecnologia resolveu este problema. A Google criou o “Google Flights” (google.com/flights/). Um site extremamente simples de usar que permite que na mesma interface você consiga ver a cotação para milhares de cidades no mundo e até um gráfico mostrando a diferença de preço por data para cada destino (cada pontinho vermelho é uma opção de destino. É só clicar e você vai ver o gráfico de preços por data). Nesse caso escolhi ir pra Los Angeles.
Depois de escolher seu destino se você já não havia feito, você consegue ver o preço da passagem por dia, sem precisar rodar várias pesquisas. Depois que você escolhe o dia o site já classifica as passagens mais atrativas de diversas companhias aéreas, ordenando pelas melhores passagens: com valor mais baixo e o menor tempo de viagem. Se quiser mudar ou comparar a data, você abre o calendário do sistema e ele vai carregar os preços da passagem pra cada dia do mês ou você pode optar por mostrar uma tabela com diferentes datas de ida e volta!!
O segredo é escolher o destino e ir mudando a data e “brincando” com o sistema. Pra comparar preços a melhor opção é escolher o destino, escolher mais ou menos a data, e depois clicar na data. Ao clicar na data você tem a opção de ver o preço pra cada dia do mês (somente para a passagem de ida ou volta, se quiser você faz uma depois a outra) ou a opção de ver uma tabela com 7 dias de opção de ida e 7 de volta. E se quiser é só clicar na seta pro lado pra ver mais opção de dias.
A grande vantagem do sistema, que criou até confusão com antigas agências de viagem online, com argumento de “concorrência desleal”, é a possibilidade de comparar o preço para diversos destinos e diversas datas em uma velocidade extremamente rápida. Uma velocidade que nenhum outro site consegue oferecer, graças a potência do Google.
E para pôr a cereja no topo do bolo, eles não cobram absolutamente nada pelo serviço… Viva à concorrência desleal e boa viagem!