Como já era de se esperar a GoPro introduziu sua nova GoPro no mercado por 400 dólares. Mas, diferente das expectativas, ela não é uma versão melhor em termos de desempenho técnico. A grande novidade e diferencial é seu tamanho extremamente compacto. Nesse post vou analisar seus benefícios e malefícios e vou te ajudar na escolha de sua GoPro. E vamos deixar um detalhe a claro; no meu ponto de vista a Hero4 Session não é uma evolução da GoPro Hero 4, ela é apenas uma nova versão de GoPro.
Todo mundo já passou por aquela situação onde prender sua GoPro fosse bastante incomodo pelo tamanho e peso; o capacete ficava pesado para um lado ou o mount, por mais que você apertasse com toda a sua força, insistia em se mover. A Session vem a mercado com a intenção de te ajudar em situações como essas. Pesando 35% a menos que a Silver e Black e sendo 50% menor, a camera sem dúvida se torna muito mais portátil do que já era. No seu design futurístico, tudo que temos na frente é a lente em si. Atrás ela tem todos os seus componentes e seu único botão! Ou seja, ela fica quase invisível.. E uma grande novidade; a Hero4 não precisa de um case, ela já é à prova d’água, até 10 metros de profundidade! Sua bateria também dura mais que na Hero4 Silver e Black, já que ela desliga sozinha depois de cada filmagem. A grande novidade portanto é a sua portabilidade, agora você terá ainda mais facilidade para levar e botar sua camera onde quiser! Entretanto, para conseguir tais melhorias a empresa teve que dar alguns passos pra trás em questões técnicas:
Ao meu ver, o maior problema (que pode vir a ser corrigido em um software update) da Hero4 Session é a dificuldade para configurar a camera pro seu uso. Pra deixar no modo de filmagem que você quer e o time-lapse desejado, você precisa acessar a camera pelo aplicativo de celular ou pelo controle remoto (comprado a parte) pra definir suas configurações. Você não consegue mais mudar o modo pela camera, e só pode optar entre video ou time-lapse nas configurações já pré definidas. Para começar a filmar você vai apertar o botão e a camera vai ligar e começar a filmar em 4 segundos, pra começar o time-lapse você vai segurar o botão um pouco mais tempo. Quando você acabar de filmar ou tirar foto você apenas aperta o botão e ela irá desligar sozinha. Isso faz com que a bateria dure bastante, entretanto você não pode substituir esta quando acabar.. A qualidade de filmagem e fotografia ainda é boa, entretanto está bem inferior à GoPro Hero4 Silver. Não só pelas características, mas a definição da filmagem tem menos detalhes e nitidez do que nos seus “irmãos mais velhos”.
Configurações:
1080p a 60 e 30fps (frames por segundo). Superview a 48 ou 30 fps.
1440p a 30fps.
960p a 60 ou 30fps.
720p a 100, 60 ou 30fps. Superview a 60 ou 30fps.
WVGA a 120 fps.
Foto de 8MP com um máximo de 10fps.
Ainda não está na hora de comprar a Session, ainda mais se essa for a sua primeira GoPro, ou se você estiver querendo fazer um upgrade da sua Hero 3+.
Minha sugestão, para os que não fazem parte do “mundo GoPro” ainda, ou os que tem a Hero3 ou 3+, é de comprar a Hero4 Silver pelos mesmos 400 dólares. Com ela você conseguirá tirar fotos e vídeos melhores, terá o display para ver o que está filmando e ainda poderá trocar a bateria para ter um maior tempo de uso. E convenhamos, o tamanho da Hero4 Silver e da Black não são nada mal..
Se você já tem uma Hero4 e sofre com o seu tamanho nos esportes que pratica, a Session é sim uma boa opção!
Na minha opinião a melhor câmera da GoPro é a Silver. A não ser que você queira fazer vídeos em altíssima resolução ou queira extrema portabilidade, na qual indicaria a Hero4 Black e a Session, respectivamente.