noun_Ensō_263649@3x

rafahansen

Interpretando e desmistificando o mundo (e nossa psique)

Gradual, gradual e de repente.

Muitos dos avanços mais bacanas que temos da vida vem da consequência de uma pequena busca intelectual que vai se tornando, aos poucos, algo cada vez mais profundo e robusto. E quando se percebe, “de repente” tivemos um avanço magnifico.

Tem a história de livros que vieram de textos menores (um post em um blog), que por sua vez vieram de uma frase que o autor falou que acendeu uma luz. Pequenas ideias que vão se desenvolvendo com o acumulo de exposições desta [e do intelecto] com o universo.

Assim como o bom vinho fica melhor com à exposição ao oxigenio, a boa ideia vai ganhando corpo com à exposição às outras ideias e aos testes na realidade.

Claro que existem as evoluções e descobertas que da noite para o dia transformam o mundo – mas estes são mais raros e não podemos viver nossas vidas sempre a espera de momentos como estes se quisermos atingir as nossas ambições de forma sustentável e replicável.

Assim como o investidor que investe em coisas super arriscadas esperando um retorno exponencial na média terá menos sucesso que o investidor com uma estratégia mais conservadora, constante e de longo prazo – nós temos que buscar em nossas vidas ir atrás das pequenas ideias e curiosidades.

Pequenas paixões, ímpetos intelectuais do momento que “por acaso” nos levam a pensar um pouquinho mais a respeito dela. Aos poucos vamos gostando da construção dessa ideia e gradualmente a expandindo. Sem muitos planos ou expectativas. Gradualmente…

Assim, quando menos percebemos essa ideia se tornou parte da nossa identidade, parte do nosso diferencial de trabalho, parte do nosso ser.

Da mesma forma que muitas pessoas muito inteligentes e referências do mundo de tecnologia não conseguem enxergar como uma pequena tendência pode se tornar mainstream (computador pessoal por exemplo demorou muito para se tornar um “consenso” de que seria algo enorme – e depois tem o exagero <bolha> quando percebem e passa a existir o consenso…) – nós temos essa dificuldade no nosso dia a dia. Não vemos o poder das pequenas ideias, dos pequenos pensamentos, e nos fixamos em tentar encontrar A ideia.

A pessoa perfeita. A oportunidade de trabalho. A chance de mudar de vida. O programa revolucionário de produtividade / dieta / desenvolvimento pessoal. O investimento da vida.

Você ter a sorte de encontrar alguns destes em alguns momentos da vida por acaso pode até acontecer, porém, como a palavra já diz, será por acaso – por chances da sorte. A maneira mais certa de realmente conseguir estas realizações por mérito e de forma replicável é investindo aos poucos na questão que definimos que é a prioridade.

Com recursos financeiros limitados, não vou investir capital em negócios super arriscados (crypto) por 10 anos da minha vida esperando um múltiplo de 100x enquanto posso, com o poder do tempo, multiplicar qualquer quantia por 100 de maneira menos “tudo ou nada” (para os interessados: investindo todos os meses em uma carteira de ativos bacana, nunca vender, e deixar e esperar os juros compostos trabalharem).

Assim como não vou escrever um post e esperar ganhar o prêmio nobel – não vou. Para avançar na minha prática como escritor eu tenho que ir gradualmente trabalhando nas minhas ideias, tirando o máximo de fricção do caminho, construindo um hábito deste e, quando menos perceber, “de repente” abriu-se uma nova possibilidade para X empreitada profissional ou criativa (e não o nobel :).

Portanto desconstruindo o nosso mindset de precisar das coisas no imediato, das ideias revolucionarias, conseguimos focar nas coisas pequenas. Nos pequenos prazeres e curiosidades intelectuais que, de forma bem devagar, nos levam as imensas realizações – “do nada”.

Quando não precisamos dominar o mundo, construir a empresa mais foda do universo e ser o Elon Musk, podemos focar em viver nossas vidas, em buscar saciar nossas curiosidades intelectuais, e, mais importante, podemos nos sentir presentes e realizados com o agora, curtindo o momento – sem precisar de nada além disso para ser feliz. É o poder das pequenas ideias – com sua devida permissão [mas não necessidade] para crescer.

Como disse, estou diminuindo as fricções para escrever mais, até mesmo escrevendo diretamente na ferramenta de publicação do wordpress – portanto me perdoe por erros encontrados. Essa é minha pequena ideia de hoje. Quem sabe ela não vai crescer…

Embarque comigo na trilha pelo conhecimento, deixe seu email.

Newsletter infrequente e atemporal.

RECENTES:

TODOS OS POSTS SE INSCREVA